BRASÍLIA (19/3/14) – O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (19), que o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será um dos palcos do futebol nos Jogos Olímpicos de 2016, provando que a arena brasiliense colocou a cidade na rota dos grandes eventos esportivos do mundo. O Rio de Janeiro é a cidade-sede do evento, mas outros quatro estádios do país foram escolhidos para receber as partidas.
"É a confirmação de que o estádio é um vetor de desenvolvimento social e econômico para a nossa capital, com atração de grandes eventos, geração de empregos e a vinda de turistas. A Copa do Mundo ainda nem começou e já estamos comemorando a conquista de partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016", afirmou o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro.
Além de ser um local para jogos e um monumento turístico, a arena multiuso é um grande gerador de desenvolvimento econômico e social. De acordo com a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), cada evento no estádio movimenta, em média, R$ 12 milhões e abre 2 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Desde a inauguração, em maio de 2013, mais de 655 mil pessoas foram à nova arena. Isso significa 315 mil a mais do que o antigo Mané Garrincha que, em 36 anos, recebeu 340 mil visitantes. O novo monumento de Brasília sediará sete partidas da Copa do Mundo 2014, o máximo estabelecido para uma cidade-sede.
SEDES – Além de Brasília e do Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Fonte Nova), Belo Horizonte (Mineirão) e São Paulo (local ainda a ser decidido, mas provavelmente será no Itaquerão) também sediarão jogos de futebol das Olimpíadas 2016.
As sedes foram reconfirmadas durante o primeiro dia da sexta visita oficial da Comissão de Coordenação do COI, no Rio.
A cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, está marcada para 5 de agosto, enquanto o encerramento será no dia 21. Dona de cinco títulos da Copa do Mundo da FIFA™, a Seleção Brasileira masculina vai tentar um feito inédito: conquistar a primeira medalha de ouro em Jogos Olímpicos.
Fonte: http://www.df.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário