Pesquise aqui

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Blog do Jânio: PALMAS PARA O BRASÍLIA, APESAR DA ELIMINAÇÃO

Ficou um sentimento de que poderia ter sido melhor. Com o empate sem gols diante do Atlético Paranaense, na noite desta quarta-feira (30), no estádio Mané Garrincha, o Brasília foi eliminado da Copa Sul-Amerinaca. Na partida de ida, o Furação havia vencido por 1 a 0. O rubro-negro vai enfrentar o Sportivo Luqueño, do Paraguai, nas quartas de final da competição.
E o Brasília?
Bom, o Brasília foi inegavelmente valente. Falando especificamente sobre o jogo de ontem, acho que o Colorado entrou em campo muito retraído. O técnico Omar Feitosa escalou a equipe preocupado em não perder, quando sacou o meia Santos do time e deslocou o zagueiro André para a cabeça e área, com Raphael entrando para formar dupla de zaga com Índio. Eu entendi a intenção do treinador, mas, se estivesse no lugar dele, teria feito diferente. Primeiro que o Brasília precisava vencer. Segundo que quem tinha mais a perder era o Atlético. Era o tipo de jogo para o Omar Feitosa dizer o seguinte: vão lá e divirtam-se com responsabilidade. A obrigação de ganhar é deles, mas nós podemos vencê-los. Quando resolveu atacar, já era tarde demais.
Por outro lado, não cabe nenhuma crítica ao Brasília por ter sido eliminado. O Colorado foi superado por uma equipe infinitamente superior. Caiu diante de um time de Série A, depois de ter eliminado outra equipe da elite nacional, o Goiás. Esses dois adversários tingam outra importante vantagem sobre o Brasília: além de melhor qualidade técnica, mais estrutura e poderio financeiro, esses adversários vêm de uma sequência de jogos de altíssimo nível. Quem joga bola sabe da importância que é ter sequência de jogo. Coisa que o Brasília não tinha, porque não disputa outra competição. O Colorado vinha apenas treinando ou fazendo amistosos.
Até ouvi alguns companheiros da imprensa arriscando algumas criticas ao Brasília. Gente! Não há razão para críticas. O Brasília honrou, com todas as letras, o nome dele na competição. Jogou tudo que era possível e foi além do que se imaginava. Criticar a eliminação do Colorado é fazer sensacionalismo barato. A própria torcida, quase 7 mil pagantes, reconheceu a luta do Brasília. Quando o árbitro apitou pela última vez, os colorados levantaram-se e aplaudiram a equipe. Foi um reconhecimento justo.
Com a desclassificação, o elenco do Brasília entra em férias. A diretoria, por sua vez, passa a pensar na montagem do time para a próxima temporada. O Atlético Paranaense segue na disputa do Campeonato Brasileiro. Pela Sul-Americana, o adversário do Furacão nas quartas de final será o Sportivo Luqueño, do Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário