Pesquise aqui

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Pearl Jam monitora emissão de CO2 em show em Brasília

Ideia é ‘taxar’ a banda por produzir poluente, diz guitarrista.
Dinheiro será investido em projetos de redução de carbono

Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, lê carta escrita em português durante show no Estádio do Morumbi, em São Paulo (Foto: Fábio Tito/G1)Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, lê carta escrita em português durante show no Estádio do Morumbi, em São Paulo (Foto: Fábio Tito/G1)
Conhecida por ser uma banda engajada, o Pearl Jam vai monitorar a emissão de dióxido de carbono durante o show desta terça-feira (17) no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A ideia é compensar a produção do poluente investindo dinheiro em projetos para a redução de carbono. Os músicos sobem ao palco às 20h30.
“Eu acho que é bom para reconhecer os impactos negativos que nosso negócio tem sobre o planeta, juntamente com os positivos. Nossas turnês emitem dióxido de carbono. Estamos constantemente procurando maneiras de reduzir isso”, afirma o guitarrista Stone Gossard.
“Nossa estratégia tem sido essencialmente ‘taxar’ a nós mesmos por nossas emissões de CO2 equivalente e investir esse dinheiro em projetos de redução de carbono. Esperamos que isso sirva como inspiração para outras empresas e governos que buscam formas de compensar suas emissões de carbono.”
A produção da banda informou que o dinheiro arrecadado devido à emissão de CO2 nos shows da América Latina será revertido para as ONGs “Projecto de Conservação Internacional Mayo Alto”, no Peru, e  “Projeto Amazon Rainforest Valparaiso” da Carbonfund.org Foundation no Brasil, duas organizações que possuem a certificação “REDD + (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal ‘plus’)”.
Matt Cameron, baterista do Pearl Jam, se apresenta com a banda no Estádio do Morumbi, em São Paulo (Foto: Fabio Tito / G1)Matt Cameron, baterista do Pearl Jam, se apresenta com a banda no Estádio do Morumbi, em São Paulo (Foto: Fabio Tito / G1)
O Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez em Brasília. Com 25 anos de estrada e dez álbuns gravados, a banda mantém praticamente a formação original, com o vocalista Eddie Vedder, os guitarristas Stone Gossard e Mike McCready, o baixista Jeff Ament e o baterista Matt Cameron , que acompanha o grupo desde 1998.
Para Brasília, a expectativa é de um show com aproximadamente três horas, a exemplo do que aconteceu em Porto Alegre e São Paulo, onde a banda se apresentou nos dias 11 e 14, respectivamente. O repertório deve ter sucessos como “Alive”, “Even flow”, “Jeremy”, “Black”, “Do the evolution”, “Better man” e “I am mine”.
Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, comanda a banda durante show no Estádio do Morumbi, em São Paulo (Foto: Fabio Tito / G1)Eddie Vedder (Foto: Fabio Tito / G1)
Vedder e companhia também têm tocado músicas do mais recente álbum, “Lightining bolt”. A faxa-título, o hit “Sirens”, “Mind your manners” e “Pendulum” são algumas das que fizeram parte do set nos shows anteriores no Brasil.
O espetáculo também deve trazer releituras de clássicos do rock’n’roll. Na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, eles tocaram “Comfortably numb”, do Pink Floyd. No estádio do Morumbi, em São Paulo, o cover “inusitado” foi “Imagine”, de John Lennon.
A lista teve ainda versões que já fazem parte do repertório habitual da banda, como “Rockin' in the free world”, de Neil Young, e “All along the watchtower”, escrita por Bob Dylan, mas que já ganhou versões de Jimi Hendrix, U2, Neil Young, Bryan Ferry e Grateful Dead.

Depois de Brasília, a banda segue para Belo Horizonte, onde se apresenta na próxima sexta (20). O último show no Brasil acontece no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro no domingo (22). A turnê pela América Latina termina dia 28 na Cidade do México.
  •  
Stone Grossard, guitarrista do Pearl Jam, se apresenta com a banda no Estádio do Morumbi, em São Paulo (Foto: Fabio Tito / G1)Stone Grossard, guitarrista do Pearl Jam (Foto: Fabio Tito / G1)
Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/11/pearl-jam-monitora-emissao-de-co2-em-show-em-brasilia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário