Sorteio do torneio Olímpico reuniu a elite do futebol no auditório do Maracanã (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
O sorteio dos grupos do torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016 garantiu a realização de grandes duelos já na primeira fase da competição, que terá início no dia quatro de agosto. As primeiras partidas das 16 seleções classificadas foram definidas na manhã desta quinta, em evento realizado no Rio de Janeiro, no auditório do estádio do Maracanã, palco das finais feminina e masculina, que acontecerão nos dias 19 e 20 de agosto.
O sorteio colocou no mesmo grupo o atual campeão Olímpico, o México, e o último vencedor da Copa do Mundo, a Alemanha. O confronto entre as duas equipes acontecerá logo na primeira rodada do Grupo C, no dia quatro de agosto, na Arena Fonte Nova, em Salvador. No mesmo dia, medirão forças Argentina e Portugal, pelo Grupo D, no Estádio Olímpico, no Rio de Janeiro. A chave do Brasil, a A, tem também Iraque, Dinamarca e África do Sul, adversária da estreia, no dia quatro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
“O primeiro jogo sempre tem a adrenalina, o nervosismo da estreia, a pressão por vencer, o fato de jogar em casa, é sempre mais difícil. O Iraque tem uma boa tradição nos Jogos Olímpicos, já se classificou muitas vezes. A Dinamarca foi campeã europeia sub-21 com o time que é a base da seleção Olímpica. Vamos respeitar a todos e confiar no trabalho que fizemos nos últimos dois anos”, disse o técnico do Brasil, Dunga, que reforçou seu desejo de contar com força máxima no Rio 2016.
“Temos uma ótima relação com os clubes, não apenas onde jogam os atletas de 23 anos, mas todos. Estamos conversando com eles e nossa intenção na seleção brasileira é contar sempre com os melhores”, comentou.
O evento também definiu as chaves do torneio feminino, que conta com 12 seleções e tem início marcado para três de agosto. Dois confrontos merecem atenção na primeira fase: Brasil x Suécia, no dia seis de agosto, no Estádio Olímpico, pelo Grupo E, e Alemanha x Canadá, no dia nove, no Estádio Mané Garrincha. A seleção brasileira também enfrentará África do Sul e China na primeira fase.
“O sistema no qual o sorteio é conduzido sempre gera grupos equilibrados. A única novidade para nós é a África do Sul, que nunca enfrentei nesses dois anos com a seleção. O futebol africano está crescendo, sempre com força e velocidade. China e Suécia, já conhecemos melhor, pois jogamos muitas vezes contra. A Suécia é uma das favoritas. É um time fortíssimo, candidato a medalha. Mas nos enfrentamos constantemente e temos bastante informação sobre elas”, analisa Oswaldo Alvarez, o Vadão, técnico da seleção feminina do Brasil.
Jogando em casa, o país terá a chance de conquistar pela primeira vez uma medalha de ouro no esporte nos Jogos Olímpicos. Enquanto a seleção masculina tem três pratas e dois bronzes, a equipe feminina já conquistou duas medalhas de prata.
"Hoje é um dia muito importante nesta nossa jornada olímpica rumo aos Jogos Rio 2016. Os caminhos das seleções estão definidos. Como todo brasileiro, eu também sonho com a medalha que nos falta no futebol. E como torcedor e presidente do Comitê Olímpico do Brasil eu confio nos nossos atletas", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016 e do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
Quatro medalhistas Olímpicos brasileiros participaram do sorteio: Ronaldinho Gaúcho (bronze em Pequim 2008) e Aline (prata em Atenas 2004), do futebol, Janeth (prata em Atlanta 1996 e Sydney 2000), do basquetebol, e Maurren Maggi (ouro em Pequim 2008), do atletismo.
Grupos Masculinos
Grupos Femininos
Sistema de disputa
Para o sorteio das chaves masculinas, as 16 seleções foram divididas em quatro potes formados a partir de suas colocações em um ranking constituído pelos resultados das cinco últimas edições Olímpicas. Os grupos foram montados com o sorteio de uma equipe de cada pote, sendo que o primeiro reunia os cabeças-de-chave Brasil, Argentina, México e Japão. Ao fim da primeira fase, avançam às quartas-de-final as duas melhores de cada grupo.
No feminino, o posicionamento das 12 equipes nos quatro potes do sorteio levou em conta o ranking da FIFA do dia 25 de março e teve como cabeças-de-chave Brasil, Alemanha e Estados Unidos. Classificam-se às quartas-de-final as duas primeiras colocadas de cada chave e as duas melhores terceiras. As regras do sorteio evitaram que seleções de um mesmo continente caíssem na mesma chave.
As disputas do futebol nos Jogos Rio 2016 acontecerão em sete estádios, espalhados por seis cidades. Além do Maracanã e do Estádio Olímpico, ambos no Rio de Janeiro, também receberão as partidas a Arena da Amazônia, em Manaus, a Arena Fonte Nova, em Salvador, o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Mineirão, em Belo Horizonte, e a Arena Corinthians, em São Paulo.
Fonte: http://www.rio2016.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário