Antônio Carlos Zago pegou a estrada no penúltimo dia do ano. Na contramão da rotina em Donetsk, na Ucrânia, o auxiliar técnico do Shakhtar Donetsk não precisou perder tempo na garagem de casa tirando a neve do carro. De férias no Brasil, o mentor da turnê do time ucraniano pelo país tropical, em janeiro — com direito a amistosos contra o Flamengo e o Cruzeiro, no Mané Garrincha —, se deu ao luxo de parar o veículo na rodovia para falar da vinda do time classificado para as oitavas de final da Champions League por Brasília. “Vai ser o início do nosso projeto para enfrentar o Bayern de Munique, um dos três melhores times do planeta, no mata-mata”, diz o ex-zagueiro do São Paulo, Palmeiras e Seleção ao Correio.
Amigo do técnico Mircea Lucescu desde os tempos em que foi treinado pelo romeno no Besiktas, da Turquia, Antônio Carlos surgeriu ao chefe uma turnê do Shakhtar Donetsk pelo Brasil. O dono da prancheta topou na hora. “Ele lembrou de uma excursão da seleção da Romênia pelo Brasil em 1963, quando eles rodaram o país. Ficou muito entusiasmado também com a possibilidade de driblar o frio de -15 graus dessa época na Ucrânia jogando em estádios de ponta usados na Copa do Mundo”, conta Zago. Ambos convenceram o presidente Rinat Akhmetov a aceitar o convite do empresário Márcio Granada para quatro amistosos no Brasil, contra Flamengo, Atlético-MG, Internacional e Cruzeiro.
Segundo Antônio Carlos, os fãs do Shakhtar Donetsk no Brasil também pesaram na decisão. O clube fez enquete em uma conta na rede social perguntando se os torcedores achavam interessante a vinda do clube ao país. “O departamento de Marketing ficou impressionado com o índice de aprovação e recomendou a viagem”, explica Antônio Carlos.
Além do frio no Leste Europeu nesta época do ano, a vida itinerante do Shakhtar e os 13 jogadores brasileiros no elenco influenciaram na inovação. O time ucraniano não tem atuado na casa própria — a Donbass Arena — por causa dos efeitos colaterais da guerra no país. O jogo de ida contra o Bayern de Munique pela Champions League, por exemplo, será em Lviv. A intertemporada começará no Brasil e continuará na Turquia. “A maioria do elenco se sentirá em casa”, ri Antônio Carlos. “São 13 jogadores brasileiros e mais um auxiliar técnico na delegação”, diverte-se.
Nas exibições de 18 e 25 de janeiro no Mané Garrincha, os torcedores poderão matar saudade de Wellington Nem, Fred, Bernard, Marlos, Fernando, Douglas Costa, Taison, Alex Teixeira, Márcio Azevedo, Ilsinho, Ismaily, Dentinho e Luiz Adriano — artilheiro isolado da Liga dos Campeões com nove gols.
“Vai ser muito bom para o Shakhtar levar um calor de quatro bons times do futebol brasileiro, como Flamengo, Cruzeiro, Atlético-MG e Inter. Um ótimo intercâmbio não só para a consolidação da nossa marca no Brasil, mas para os clubes brasileiros”, espera Antônio Carlos.
Quatro perguntas para Antônio Carlos Zago, auxiliar técnico do Shakhtar Donetsk:
Está sabendo do calor que faz aqui em Brasília?
Rapaz, está assim no Brasil todo. Mas, sinceramente, é muito melhor do que os -15 graus da Ucrânia (risos). Eu tenho certeza de que os europeus do Shakhtar vão adorar.
Flamengo e Cruzeiro serão bons testes no Mané Garrincha antes do mata-mata com o Bayern de Munique nas oitavas da Liga dos Campeões?
Vamos enfrentar quatro grandes times do futebol brasileiro. Eu tenho certeza de que eles vão tratar os amistosos como se fossem partidas oficiais.
Você foi técnico do Palmeiras em 2010. Desistiu da profissão?
Estou vivendo um outro momento. Fiz cursos de técnico de futebol aqui na Europa a convite da Roma, da Itália, e tenho contrato de auxiliar no Shakhtar até junho. Depois disso, quero retomar a carreira por lá.
Quando o Shakhtar se apresenta para a turnê pelo Brasil?
Os jogadores europeus se apresentam em 8 de janeiro no aeroporto lá na Ucrânia. Os brasileiros, no dia seguinte, em um hotel no Rio. Nós chegaremos a Brasília no dia 17 para enfrentar o Flamengo.
PROGRAME-SE
Granada Cup
17/1 – Bezerrão
17h – Gama x Zalgiris-LIT
18/1 – Mané Garrincha
17h – Flamengo x Shakhtar Donetsk-UCR
20/1 – Bezerrão
20h – Goiás x Zalgiris-LIT
22/1 – Bezerrão
20h – Gama x Goiás
25/1 – Mané Garrincha
17h – Cruzeiro x Shakhtar Donetsk-UCR
Fonte: http://www.df.superesportes.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário